DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE - 21 DE ABRIL

O Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a ONU – Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação.

O Instituto Léa Campos atua desde 2019 no Dia Mundial da Criatividade, fomentando a economia criativa como principal ferramenta de desenvolvimento social e econômico.

Em 2023 o Instituto Léa Campos lançou o Programa Somos CRIATIVUS que visa o impacto econômico da Economia Criativa no Brasil, utilizando-a como ferramenta para o desenvolvimento social, através do empreendedorismo e da geração de renda. É um programa de capacitação, contínuo, para dar voz a população e suas lideranças, destacando suas singularidades locais.
Para potencializar o empreendedorismo criativo em cada cidade de atuação, criando e detectando oportunidades. Para qualificar e fomentar o empreendedor criativo, promovendo a sua autonomia financeira, a sua satisfação pessoal e a sua contribuição com o desenvolvimento local.

Em 2024, realizamos o 1º “Festival Somos CRIATIVUS– Semana da Criatividade e da Inovação – ILC, como parte do Programa Somos CRIATIVUS do Instituto Léa Campos. Um festival de economia criativa para fomentar o empreendedorismo criativo e a importância de desenvolvermos a criatividade como habilidade na busca para solucionar demandas sociais e econômicas do nosso país.
O evento contou com uma ampla programação distribuídas em 5 cidades entre os estados de São Paulo e Minas Gerais contemplando as diversas áreas da Economia Criativa. As cidades que fizeram parte dessa rota da criatividade, foram: Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Caraguatatuba, Ubatuba no estado de SP e Soledade de Minas em MG.

O Festival segue para 2025 com o tema “O que a gente CRIA movimenta a ECONOMIA”, com a proposta de promover uma série de atividades gratuitas fomentando a economia criativa através da educação, da cultura, da inovação, do empreendedorismo e da CRIATIVIDADE para acelerar o desenvolvimento social e econômico sustentável em cada cidade.
Nos últimos anos, a Economia de Criativa superou o PIB da indústria automobilística e vem crescendo acima da média, transformando radicalmente o ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços em todo o mundo.

Diante desse cenário, é fundamental dar maior visibilidade sobre a evolução deste ecossistema e seus impactos no Brasil e no Mundo.